logo

Araputanga

Secretaria de saúde de Araputanga alerta a importância da vacinação contra o HPV



O Instituto Nacional do Câncer estima que neste ano de 2015 ocorram 15 mil novos casos de câncer de colo do útero. Além disso, a expectativa é de que até o final do ano, cerca de 4,8 mil mulheres morram, vítimas da doença.

 

Com o objetivo de conter os números a Secretaria de Saúde de Araputanga intensificou a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), conforme informou a enfermeira Rafaela Feliciani Trevisan. “Desde o ano passado iniciamos a vacinação nas escolas, só que estamos tendo a resistência dos pais, que justificam que o Ministério da Saúde está estimulando a sexualização precoce”, afirmou.

 

Rafaela alertou aos pais que o objetivo do Ministério da Saúde em promover a vacinação das meninas de 09 a 11 anos de idade é o de prevenir problemas futuros. “A vacina é composto por três doses, sendo que a primeira dose se toma agora, daqui a seis meses a segunda e a terceira dose é somente daqui a cinco anos”, explicou. 

 

De acordo com a enfermeira a vacina garante uma prevenção de 98% ao câncer de colo de útero. Ela informou que, conforme previsão do Ministério da Saúde, o município de Araputanga tem por meta vacinar as meninas de 09 a 11 anos, sendo que terão que ser vacinadas 138 meninas de 09 anos, 143 de 10 anos de idade e 150 meninas de 11 anos.

 

Ouça a matéria em Áudio 

{play}images/audios/hpv_rafaela.mp3{/play}

Foto: Adevanir Graciano

 


SENTENÇA DE PRONÚNCIA

Mulher que matou adolescente grávida e simulou parto será julgada pelo Tribunal do Júri

A Justiça acolheu denúncia da 27ª Promotoria de Justiça Criminal da capital em sentença de pronúncia contra Nataly Helen Martins Pereira para ser julgada pelo Tribunal do Júri pelos crimes de feminicídio qualificado e outros oito delitos conexos pelo assassinato da adolescente Emelly Beatriz Azevedo Sena, de 16 anos. A decisão é do juiz da 14ª Vara Criminal de Cuiabá...


INFLUENZA

Apenas dois municípios da região figuram entre os 10 com maior desempenho em vacinação em MT

A vacinação contra a influenza foi ampliada, em 1º de julho, para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade. Porém, desde o início de abril, apenas 627.128 doses foram aplicadas no Estado. A cobertura vacinal do grupo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 39,2% da população alvo de 840 mil no Estado, abaixo da...


DATA DEFINIDA

Indiavaí promove o 22º Encontro da Mulher Rural no dia 26 de julho

O evento será realizado a partir das 7h, no Centro Social Anílson Ferreira.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.